sexta-feira, 29 de abril de 2011

A EDUCAÇÃO DO FUTURO (atualizado)

Por Antônio Carlos Vieira

          Na minha profissão de professor (Geografia) costumo me preocupar com o tema educação. Não poderia ser diferente, já que minha formação é de professor. Só que observando os meios de comunicação e os diversos seminários em que participo, sempre tenho a informação que a educação deve ser valorizada para o bem e futuro de nosso país. Não discordo que a educação é uma das molas propulsoras da evolução ou manutenção das estruturas da sociedade. Mas, nesses seminários e encontros de professores que participo, observo algumas situações interessantes:

Este é um exemplo que não deve ser seguido.
Professores e alunos sentando em cima das
 mesas e das carteiras !!!
a) Nesses seminários  é comum o barulho tomar conta do ambiente, barulho esse provocado pelas conversas dos professores presentes em plena apresentação dos assuntos e durante os debates. Eu fico me perguntando: será que esses professores pedem silêncio aos seus alunos e ficam indignado com a conversa deles em plena sala de  aula como eles fazem nos seminários?

b) Em alguns desses encontros e seminários é servido almoço. Os presentes ficam em filas para irem se servindo. O interessante é que a grande maioria, dos professores e professoras, não respeitam as filas! (clique aqui) Será que esses professores quando estão educando seus alunos e filhos dizem que furar fila é falta de respeito com os cidadãos que estão a esperar a vez?

c) O mais interessante, é que depois que se encerram esses eventos a sujeira espalhada pelo chão é uma coisa só! Será que esses professores ensinam os seus alunos a não poluírem o meio ambiente não jogando lixo no chão?

d) Em todos os ambientes que participei desses eventos as salas eram arejadas, artificialmente, com ar condicionado. O interessante é que, na maioria dos casos, esses professores não fecham a porta ao entrar e sair da sala. No último seminário, do qual participei, foi mais interessante, eu fui chamado a atenção, por um grupo de professoras, por fechar a porta!!! É bom lembrar que em todos esses ambientes a propriedade era do estado! Será que esse grupo de professoras possuem ar condicionado em casa e usa com as portas de suas casas abertas?

e)E o respeito ao horários de início e encerramento destes eventos? Não existe! Até hoje nunca presenciei um desses seminários e fóruns começarem no horário marcado (incluam os que assisti quando era aluno na universidade). 

OBSERVAÇÃO: se os professores são o futuro da educação de qualquer país, não seria conveniente que dessem o bom exemplo? Ou eles acham que os alunos só aprendem o que se fala na sala de aula? Ou então são adeptos daquele ditado: faça o que eu  digo e não faça o que faço! Só que esses ditado é feito por pessoas que costumam desrespeitar as regras da boa convivência social.

TEXTOS RELACIONADOS:
Windows ou Linux, quem paga a conta?
Os Tipos de analfabetismo
Os Tipos de alunos
Eles não valorizam a Educação

Texto original: CARLOS GEOGRAFIA

3 comentários:

  1. E você pensa que nossos alunos são reflexo de quem? Por essas e outras que continuo a afirmar que boa parte dos professores tem boa parcela de culpa dessa me... que está a educação brasileira! O educadors no Brasil ganha pouco, mas tem alguns que não merecem nem o que ganham!!!
    É uma questão de princípios, de caráter mesmo!
    parabéns pelo texto!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. precisamos entender que estamos no sec 21! e o que os professores fazem de errado reflete nos alunos.será que esta faltando educação doméstica tambem nos professores? por esta e a falta de compromisso dos governantes que eu estou perdendo o encanto pela educação de Sergipe e do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tudo isto que foi colocado nesses textos,senti na pele também em vários cursos que fiz não só pela educação mas em vários locais.Este problema vivo também na escola em que trabalho e na sala dos professores tem ar condicionado e as(os)professores assim que passam esquecem que existe uma porta que deve está fechada mas insistem em deixar aberta.Sempre dou um alerta para essas pessoas para que um dia perceba a utilizar melhor a consciência humana.

    ResponderExcluir