sexta-feira, 13 de maio de 2011

CAPACITANDO OS PROFESSORES!!!

Por Antônio Carlos Vieira

Durante a Conferência Nacional da Educação (CONAE), uns dos temas discutidos no evento foi justamente a Capacitação dos Professores da Rede Pública do Estado e dos Municípios. De acordo com alguns palestrantes (alguns sindicalistas), é dever do Estado garantir a capacitação e os sindicalistas diziam que iriam cobrar esta obrigação do Estado com os professores.
Será que a SEED-SE deixará de capacitar os professores?

Quando das negociações para implantação do Piso Nacional dos Professores, ocorreu um fato estranho,foi exigido pelo sindicato que fosse retirada, dos professores que estavam fora da sala de aula, a Gratificação de Atividade Pedagógica (que substitui a Regência de Classe) pois, deveria ser valorizado os professores em sala de aula. Inclusive, desde este período a frase que mais ouço “lugar de professor é na sala de aula”. Ficou parecendo a campanha do Governo Federal em relação as crianças “toda criança na escola” !!!.
Realmente, se deve valorizar mais o professor em sala de aula. Só que ocorreu um problema, as diversas áreas de trabalho da Secretaria de Educação não fazem somente serviços burocráticos, existe também o serviço de capacitação realizados por alguns setores com alguns professores responsáveis por essas capacitações. Tiveram suas Gratificações de Atividades Pedagógicas retirados (depois devolveram pela metade) por que esses professores responsáveis pelas capacitações não são considerados professores e sim Técnicos na Área de Educação!!! É bom lembrar, que para você capacitar tais professores, os professores em tais setores tem que dar aulas de capacitação para os professores em sala de aula.
Em decorrência desses acordos entre o SINTESE e o Estado: os professores que dão aulas de capacitação passaram a receber um salário menor que os professores que estão recebendo as aulas de capacitação! Como resultado desta politica, os setores responsáveis de capacitar os professores em sala de aula se esvaziaram, já que os professores procuraram retornar para as sala de aula. No setor onde trabalho, da época da implantação do Piso Salarial dos Professores até agora, passou de 47 para 24 pessoas e deses apenas dezenove são professores (desses três se aposentam no próximo ano).
Inclusive, eu que estou escrevendo este texto no momento, sondei a DEA para ver se tinha a possibilidade de meu retorno para sala de aula. O problema é que para preencher a minha carga horária eu teria que dar aulas em quatro colégios diferente e me tornaria um Professor Cigano (clique aqui). Como um dos motivos de ter saído da sala de aula é justamente essa ideia de Professor Cigano, ainda estou aqui na DITE (Divisão de Tecnologia de Ensino).
Nesse caso ocorre duas contradições:
a) No discurso o sindicato exige a capacitação dos professores e na prática o que ocorre é a retirado de direitos de professores responsáveis destas capacitações ou mesmo falta de conhecimento que existam setores responsáveis para tal fim!
b) Os professores que são responsáveis pela capacitação de outros professores, não são considerados professores (pela Secretaria de Educação) e tem que dá capacitação (aulas) recebendo um salário menor que os supostamente seus alunos!

Um comentário:

  1. Olá Colega,

    Há uma propaganda do governo federal que diz que: " A base de toda conquista é o professor"; bem, me parece que esta valorização, a digna função de educar, está restrita à propaganda, porque as ações daqueles que a originou não atende as reais necessidades do professor. E como um passe de mágica este que agora é o protagonista; na vida real, passa a ser o personagem secundário.
    Como percebemos as disparidades não estão apenas na questão financeira; na verdade, elas começam na ideológia que nos é passada. E Isto é lamentável!
    Parabéns Antõnio pelas sua colocações e iniciativa.
    Denise

    ResponderExcluir