quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trânsito, questão de educação e cultura.

É comum escutarmos pessoas se vangloriando que melhorou de vida e o item que demonstra isto é justamente a aquisição de um carro. Além de servir de transporte individual, o carro é sinônimo de status junto aos demais membros da sociedade. Quando mais caro e luxuoso, mais demonstra o status de melhor qualidade de vida. Pelo menos isso é o que pensa a grande maioria das pessoas. Mas, será que uma sociedade que tem o carro particular como status social e principal meio de transporte individual  tem realmente uma boa qualidade de vida???

Se olharmos as estatísticas dos acidentes de trânsito em nosso país, irá perceber que o uso do carro, como principal meio trasporte individual e portanto uma mercadoria na sociedade de consumo, fez aumentar o volume  de carros em nossas cidades de uma maneira que praticamente ficou difícil se falar em não poluir o meio ambiente, difícil de se trafegar e as nossas cidades se tornou um ambiente perigoso.


As medidas necessárias para tornar nossas cidades menos poluídas e menos perigosas seria se utilizarem de transportes públicos coletivos de boa qualidade e o uso de bicicleta como principal meio de transporte individual. O problema é que em nosso país se investe muito pouco nos transporte coletivos de massa e a importância do uso da bicicleta está sempre em segundo plano. Basta darmos uma olhada nos nossos sistemas de transporte público em qualquer grande cidade e a pouca  ou inexistência de ciclovias em nossas cidades.


Segundo estatísticas do IBGE, a cidade com a maior quilometragem de ciclovias implantadas, até 2011, é a cidade de Aracaju-SE. Só que a grande maioria dessas ciclovias são improvisadas e as ligações destas ciclovias com passagens entre avenidas são perigosas. O ciclista tem de se arriscar atravessando de uma avenida para outra onde na realidade deveria existir sinalização e semáforo dando preferência de passagens aos ciclistas (o que não ocorre!!!).

Para se entender melhor a importância do uso da bicicletas é bom assistir sobre a implantação e importância do uso da bicicleta na Holanda, no vídeo abaixo:
OBSERVAÇÃO: Para escutar  ao som vídeo vá até o quadro da rádio e desligue o som da mesma.

Texto relacionado: Dirigindo Bêbado

Nenhum comentário:

Postar um comentário