quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Alunos brasileiros estão na lanterna em ranking de habilidades digitais, diz OCDE

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil


Habilidades para navegar na internet também podem ser ensinadas
com técnicas de leitura clássicas, segundo OCDE

Os alunos brasileiros estão nas últimas posições em um ranking de 31 países que avaliou a habilidade de navegar em sites e compreender leituras na internet elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


O relatório Estudantes, Computadores e Aprendizado: Fazendo a Conexão,realizado no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da OCDE de 2012, resultou do primeiro estudo da organização que analisa as competências de alunos na área digital.

O Brasil ficou na antepenúltima posição no ranking, à frente apenas dos Emirados Árabes e da Colômbia.

Os melhores resultados foram obtidos pelos alunos

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mais aposentados e menos formandos

Cerca de 40% dos docentes do ensino médio devem se aposentar em 6 anos e a formação de professores está diminuindo por conta dos baixos salários e más condições de trabalho

A política de destruição da Educação, principalmente do magistério, apresenta resultado cada vez mais caóticos. Dentro de apenas 6 anos, de acordo com levantamento realizado pelo MEC (Ministério da Educação), cerca de 40 % dos professores do Ensino Médio (507 mil professores), se aposentarão. Para piorar este quadro houve diminuição de 16% de formados em cursos de licenciatura entre os anos de 2010 e 2012.

A projeção do Ministério da Educação também mostrou que 34,67% dos docentes estão na faixa etária de 30 a 39 anos, isso significa que dentro de mais ou menos 15 anos outros 40% também completarão idade mínima para se aposentar.

As péssimas condições de trabalho e os baixíssimos salários, aliados ao sucateamento e abandono do ensino público são os principais fatores que tornaram a profissão docente nada atrativa. Isso se comprova pelo número de concluintes em diversas disciplinas do currículo, principalmente na área de exatas. Dos poucos que iniciam cursos nessa

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA

Revendo meus arquivos de textos que são enviados por amigos, alunos, clientes e até por pessoas que não conheço e que resolvem enviar seus artigos para que eu opine ou simplesmente guarde para publicar numa oportunidade, encontrei uma preciosidade escrita por José Alberto Gueiros e publicada no Jornal da Bahia, há três décadas.

Decidi transcreve-lo aqui pela inteligência do autor e o brilhantismo que abordou o tema.

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um